Cínofilia

Criar uma Loja Virtual Grátis
Cínofilia

TURMA DOS FORMANDOS
DELEGACIA ELETRONICA
"Os animais te uma pureza que o homem perdeu. Afirmou Brigite Bardot"
Brigite Bardot se tornou uma defensora dos animais em todo o mundo!
Além dela, gente famosa como Bruna Lombard, Patrícia Swaf Ze, 
F0NTE: MULHER DE HOJE, 

A arte de Educar, Adestrar, Disciplinar e e zelar pelo seu cachorrinho de estimação!CADA CÃOZINHO TEM UMA HISTÓRIA

Momentos Alegres e Momentos Tristes, como os Momentos de uma Pessoa!

CECEIA

Era uma Pinche nº 1filha do Mapofei. Olha, aquela cachorrinha era uma figura, se contar ninguém acredita, nós precisaríamos ter filmado ela, as estripolia que ela aprontava, eu sempre comento isso com minha esposa. Vocês acreditam que um dia ela subiu numa enorme casinha do cachorro box e ficou dependurada e olhando igual uma macaquinha? eu gritei para minha esposa ver, mas ela pulou e não deu tempo da minha esposa conferir o que estou dizneo. Ela não tinha medo, dalva volta na casa latindo por causa de gamba, quati, gato, o qualquer coisa que se apresentava em cima do muro ou em cima da casa.

REPELENTE NATURAL PARA CACHORRO !

 Serve para espantar carrapato de cachorro. Você usa álcool, cravo da índia e óleo, conforme a orientação desse vídeo. Simples, fácil de fazer. você pega e mistura na própria garrafa do alcool. Você deixa cinco dias curtindo, chacoalha duas vezes por dia para absolver a essencia do cravo. Você pode usar o próprio recipiente do Álcool ou uma garrafa de Refrigerante de 500ml; e você usa só 100ml e aplicar no pelo do cachorro. É bom fazer o teste antes para ver se o cachorro tem alergia!

 

MACKENZIE FILHA

 

Essa também era uma figura, tal filha, tal mãe. Sim ela puchou a mãe dela. Você pedia para ela sair de um lugar ela saia em camara lenta. Você pedia para ela parar de latir, ela continua em forma de soquinho, quando ela brincava com a Ceceia, as vezes uma mordia a outra e machucava, eas ficavam nervosa e ficavam de pesinho agarrada uma na outra numa briga que interrompia quando percebiam que não estava correto brigar atoa. A Mackenzie filha morreu de câncer de mama, essa também não sofreu e nem foi sacrificada, um certo dia minha esposa ao perceber que estava se agravando o estado dela, orou e pediu a D'us que fizesse o melhor para que ela não sofresse, e foi cumprido, D'us é maravilhoso!

HARVARD

 

Harvard, é o filho do Mapofei e da Mackenzie; o Harvard foi doado com 40 dias, mas acompanhamos um pouco da história dele. Enquanto estava em casa, ele carregava o meu sapato na boca, nós fizemos u chiqueirinho com PV e ele pulava o chiqueirinho. Nós doamos para uma Professora Aposentada. O Harvard era considerado Pinscher porque ele era raça com pinscher e Cocker, mas como a inveja era terrível, desfizeram do cachorrinho dando para outra pessoa, então o Harvard veio morar com seu novo dono em frente da nossa casa. Só que esse cachorrinho passava fome, os donos não tratavam bem, por isso ele saía procurar comida na vizinhança, um dia um carroceiro o adotou, mas a dona procurou-o até trazê-lo de volta porque sua filhinha sentiu saudades. Mas não demorou muito alguém colocou-o no carro e levou-o embora. Deixou na rua, está mal tratado, mas é um cachorrinho que pode se tornar bonito quando bem tratado, não importa se é de raça ou RI.

PUC

A IMPORTÂNCIA DE UM ANIMAL NA VIDA DE UMA FAMÍLIA!

O animal, principalmente o cachorrinho inteligente, ele reconhece a pessoas de má índole, pessoas invejosas, pessoas que malignas que trabalha com magias negras. Na verdade, ele, tem um sistema intuitivo de reconhecimento fora de série... Não é à toa que o Governo Nova era queira implantar chips nos animais para coletar informações dos membros da família, dos contatos e visitantes que frequentam a casa do animal... Os proprietários que dão liberdade para os animais adestrados, disciplinados recepcionar os visitantes, não correm riscos de serem surpreendidos, porque o animal recebem tanto ataque agressivo como dardos inflamados lançados contra o dono, esses dardos podem causar doenças degenerativa, como tumores por todo o corpo levando o animalzinho a morte. Até uma picada de pernilongo pode fazer parte da ação do ataque maligno causando displasia coxofemoral implantando no animalzinho o verme do coração, podendo leva-lo a morte. A pouco tempo sofri uma queda de bicicleta, sem mais nem menos, trancei as pernas e não conseguia levantar, passando alguns meses aconteceu novamente, caí de maduro na área da minha casa causando uma distinção muscular desde a coxa até o joelho, torcendo totalmente a perna; mas, como D’us é fiel, minha esposa com sua habilidade de massagista concertou o estrago. Muitos não acreditam na força oculta do encardido. Para se safar dos dardos inflamados do maligno é só com Jejum e oração.

JESUS MORREU NA CRUZ DO CALVÁRIO PELOS NOSSOS PECADOS

Sabemos que Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário pelos nossos pecados, pagando o preço de sangue, mas ressuscitou no terceiro dia para que tivéssemos vida com abundância, com isso o encardido ficou morrendo de inveja, e Ele disse: que no mundo teríamos aflições, que Ele venceu, e nós venceríamos também.

Meu Cachorrinho PUC me aproximou cada vez mais de D'us!

Meu cachorrinho PUC me aproximou cada vez mais de D’us. Ele pedia oração pelo dia, pedia oração contra as intempéries do mal, pedia oração pelas dores provocadas naturalmente por algum incomodo físico, mas também sabia agradecer pelo agir de D’us em nossa vida. Se, ele percebia qualquer perturbação no lar, ele já entrava em ação, e sempre procurava tirar-me do sedentarismo. Só D’us para ter criado animais tão inteligente como eles.

Foi algo Fenomenal


A maior felicidade dele, era quando recebia oração da minha esposa. Incrível, ele saia todo contente correndo e louvando a D’us pela ação da minha esposa. A dedicação da minha esposa pelos animaizinhos que tivemos em casa foram fora de série, foi algo fenomenal. Quem tem dinheiro, diz que ama os animaizinhos, mas mandam tratar, fazer alguma coisa fazem carícias, cafuné enquanto eles estão bem, mas quando adoecem, não se preocupam muito não, pagam cirurgia, coloca alguém para cuidar até morrer, ou praticam eutanásia porque não tem o que fazer. O pobre, ele trata o cachorro até onde pode, se não existe amor, afeição pelo animalzinho, simplesmente jogam numa valeta e deixa os abutres comerem.

Histórias de Experiências


Eu já contei várias histórias de experiência minha com animais, principalmente cachorros. E agora eu conto da dedicação da minha esposa nos momentos de dores do nosso Cachorrinho PUC... antes mesmo dele adoecer, ele tinha um tratamento de rei, adoeceu, o tratamento de rei aumentou. Tinha uma dedicação para preparar a comidinha dele, eu nunca vi tanta paciência, preparava o colágeno limpando pés de galinhas, misturava com ração, acordava de madrugada para leva-lo para fazer as necessidades no quintal, em momento algum abandonou-o. Olha, se ela dependesse dos animaizinhos para ser salva, creio que ela seria uma das que seriam salvas por tanta solidariedade.

DÓCIL E COMPREENSIVO


Ele não era um cachorrinho pequeno, ele tinha 43 quilos, dormia do lado da nossa cama, tinha a caminha dele no quarto, seu colchonete pra uma esticada no quarto e uma casinha confortável fora de casa. Ele era um cachorrinho dócil, compreensivo, obediente até pegar maus hábitos dos cachorros RNI que são soltos pelos donos para viverem nas ruas e, com isso muitas vezes tinha que repreendê-lo.... Mas, tinha um, porém, ele não latia para trabalhador, para pessoas em geral, para o carteiro, para o entregador de gás e nem para os funcionários da Copel e Sanepar. Essa é a história do nosso cachorrinho PUC!

Por: PassionShindangh

PUC é uma figura, o que ele apronta, ...

É uma figura, o que ele apronta, as vezes faz no perder as estribeira, mas é um cachorrinho dócil, só que muito ciumento... não gosta de crianças, devido as atitudes das crianças que passam na calçada e tentam machucá-lo, não latia atoa, mas devido as más influencia dos cachorros dos vizinhos começou a latir... não gostamos que o cachorro perturbe a vizinhança e nem os trabalhadores diversos, que ganham a vida enfrentando sol, chuva inverno, etc.

Conheço muita gente que quer ter cachorro deste porte, por ser bonito, inteligente e dócil, mas ninguém quer pagar o preço em cuidar deles como se deve... Veterinário, ração, vacinações em dia, remédio para verme, etc.

Box

MACKENZIE MÃE

USP

FOTOS DO USP

Usp, um cahrrinho Box que tem o nome Universitário.

É um Box Perdigueiro muito dócil.

O nome USP vem de Universidade de São Paulo.

 

 VÍDEO DO USP

Nosso Cachorrinho de Estimação. O nome dele era USP... cachorro inteligente, dócil, compreensivo, com discernimento que daria inveja a qualquer ser humano. Companheiro, amigão, chegava se comunicar ao tentar balbuciar algumas palavras, era incrível!

 SEPARAÇÃO DE PAI E FILHO POR FORÇA DA NATUREZA!

 

FESP

Era uma Box muito dócil

 
 

ISEP

Era uma cachorra viralata muito arisca.

 
 

OPETE

Era uma Lavradora

 
 

MAPOFEI

 

O Cachorrinho Que Apareceu em Nossa Vida Misteriosamente!

 

 

 

 

CINOFILIA

VEJA O ESTRAGO QUE OS PERNILONGOS, OS MOSQUITOS FAZEM AO CHUPAR O SANGUE HUMANOS, E O SANGUE DOS ANIMAIS!

O que é? A dirofilariose

O que é? A dirofilariose é causada pelo verme parasitário Dirofilaria immitis, conhecido também como “verme do coração”. Transmitido por mosquitos, ele se instala no lado direito do coração dos animais. Gatos (menos comum), lobos e raposas são algumas vítimas dessa indesejável enfermidade. Em casos raros, a dirofilariose ataca humanos, mas os cachorros são os hospedeiros preferidos. Por se alojar em um dos órgãos mais importantes do corpo, em uma região conectada com pulmões e vasos sanguíneos, a dirofilariose é grave e pode levar à morte. Sua ação provoca problemas cardíacos e ecoa pelo organismo. Como resultado, aparecem doenças severas nos pulmões e em outros órgãos. Sintomas A dirofilariose demora para apresentar os primeiros sintomas. Somente cerca de 7 a 9 meses depois da picada do mosquito é possível constatar o parasita, o que torna a infecção ainda mais perigosa. Mas para entender melhor o que acontece no corpo do cachorro, é preciso entender o ciclo de vida das microfilárias. Tudo começa com a picada de um mosquito que carregue as microfilárias, forma imatura e larval do verme. Quando ele pica o animal, as microfilárias caem na circulação e chegam ao coração, onde se instalam do lado direito – por isso são conhecidas como “verme do coração”. Lá, elas terminam de se desenvolver até alcançar a fase adulta, o que ocorre cerca de 6 meses após se instalarem no coração. Isso quer dizer que as microfilárias atingem a forma madura entre 7 a 9 meses após a picada do mosquito. Adultas, elas começam a se reproduzir e as fêmeas liberam novas microfilárias na circulação do corpo do cachorro. É por isso que a dirofilariose, em geral, não apresenta sintomas no início: o período entre o momento em que o cachorro é picado até as larvas crescem e ficam adultas é assintomático. Somente podem ocorrer alguns sintomas leves, como uma tosse ocasional. A fase sintomática começa quando elas começam a crescer e se tornam maduras. A presença física dos parasitas no coração impede a circulação do sangue, causando sintomas como tosse, intolerância ao exercício, mucosas (gengivas e interior das pálpebras) pálidas e urina escura. Como é uma doença que afeta o animal mecanicamente, ou seja, impede que o sangue circule pelo presença dos vermes, quanto maior a infestação e maiores as larvas, mais preocupante é. Diagnóstico para dirofilariose A dirofilariose pode ser diagnosticada através de uma série de testes. Algumas vezes até acidentalmente, em um exame de sangue, ou com exames de rotina, em áreas com mais risco, como as litorâneas e quentes. No entanto, o período assintomático da doença pode ser difícil de diagnosticar e resultar em alguns falsos-negativos. Além dos exames de sangue, o diagnóstico da dirofilariose também pode ser feito com exames clínicos, em consultório, com o apoio de raio x do tórax e ecocardiograma. Outras formas de diagnosticar a doença são os testes de antígenos e o de pesquisa de microfilárias, que, infelizmente, também estão sujeitos a falsos-negativos na fase inicial da doença. Testes de antígenos Um dos capazes de identificar a dirofilariose, o teste de antígenos é um tipo de exame sorológico que identifica a presença de antígenos por amostra de sangue. São substâncias produzidas pelo verme, responsáveis por sua ligação com os anticorpos do cachorro. Um dos testes mais comuns é o ELISA, que detecta esses anticorpos produzidos e é feito no consultório do veterinário, se ele tiver os equipamentos necessários. Também há testes de amostras por lotes para aumentar a taxa de sensibilidade da presença do antígeno. Pesquisa de microfilárias Outro exame feito para identificar a difilariose é o de pesquisa de microfilárias. Nele se utiliza o método de pesquisa para identificação do verme. Basicamente, consiste em analisar a amostra sanguínea através de um microscópio para buscar o parasita. Depois de constatada a atividade parasitária no organismo do seu cachorro, o veterinário pode complementar seu achado clínico com exames radiológicos e ultrassonografias. Como a Dirofilaria immitis pode atacar o coração e secundariamente o pulmão, esses testes ajudam a determinar se esses órgãos foram afetados ao observar se há alterações em seu funcionamento típico. Causas Transmissão e causas da dirofilariose Vermes parasitários são os grandes responsáveis pela dirofilariose. Eles chegam ao cachorro através da picada de um mosquito infectado e causam transtornos. Mas como as larvas chegam ao mosquito? Elas infectam o mosquito quando pica o cachorro doente. Esse inseto ataca uma nova vítima e passa esse microrganismo. Em aproximadamente 3 meses, os descendentes desse parasita crescem e chegam ao coração. Mais 6 meses e a larvas se tornam adultas, reiniciando tudo novamente. Uma vez alojado no cachorro, o verme causador da doença pode atingir mais de 30cm de comprimento e viver até 7 anos. Nesse tempo, além de favorável à propagação para outros animais, a dirofilariose maltrata o cachorro, provocando complicações em sua saúde. Tratamento e Prevenção Tratamento da dirofilariose Uma vez detectada a dirofilariose, o tratamento vai depender da gravidade, ou seja, da quantidade de larvas, seu tamanho e o quão comprometido o coração e os órgãos adjacentes estão. Se não for detectada a presença em órgãos vitais, mas se sabe que as microfilárias estão ali, pode ser devido ao seu tamanho ainda pequeno. Mesmo assim, o tratamento é essencial. Quando a infestação não é tão grande, pode ser recomendado um tratamento para matar indivíduos adultos do verme e as microfilárias na corrente sanguínea. Na sequência, o médico voltará a pedir exames para detectar se ainda há a presença do parasita. Se for o caso, seu cachorro pode passar por mais uma rodada de tratamento. Em outros casos, o tratamento é feito com a administração de antibióticos, porque os vermes em geral vivem acompanhados de outras bactérias, além de remédios para matar as formas adultas e imaturas do parasita. Após o tratamento, as larvas mortas se desprendem dos órgãos vitais e podem se acumular e obstruir os vasos sanguíneos do pulmão – por isso a remoção cirúrgica delas pode ser necessária. Por sua complexidade e já que cada remédio tem um momento específico para ser utilizado, de acordo com o ciclo de vida das microfilárias, o tratamento da dirofilariose pode levar até 10 meses e, nos casos mais graves, causar a morte. E lembre-se: siga as recomendações de seu veterinário à risca quando se trata de dirofilariose, pois isso é muito importante para o sucesso do tratamento. Mas o melhor é investir em prevenção. Como prevenir a dirofilariose A prevenção da dirofilariose vem ganhando interesse clínico no Brasil. Embora ainda não se tenha formulado uma vacina definitiva para prevenir a doença, alguns medicamentos de uso oral e tópico já estão disponíveis no mercado. Mas, infelizmente, não são eficazes contra as formas adultas da Dirofilaria immitis, e só podem ser administrados em cães com mais de 6 semanas de idade. O mais importante para prevenir a dirofilariose é evitar a picada do mosquito, especialmente em áreas de maior risco, como as litorâneas e quentes, onde há mais desses insetos. O uso de coleiras repelentes é uma ótima ajuda para mantê-los longe e ainda prevenir contra outras doenças como a do carrapato. Além disso, evite sair com os cães em horários do dia ou do ano em que os mosquitos estão mais abundantes. Se você vive próximo ao litoral ou em lugares muito quentes, a prevenção também passa por fazer exames sorológicos com mais frequência em seu animal de estimação. Converse com seu veterinário sobre tratamentos preventivos para matar as microfilárias antes que cheguem à fase adulta e seus efeitos adversos. Apesar de não ser uma zoonose (transmissível de animais para humanos), algumas pesquisas já apontam a dirofilariose como uma zoonose emergente, ou seja, com potencial de se tornar uma. Não é só a vida dos peludos que está em jogo quando se fala em prevenção.

Posted by BeautyExchange.com.hk on Segunda, 6 de abril de 2015

2

Los perros son grandes hermanos, cuidadores y protectores de los niños, pero siempre con la supervision de un adulto!!

Posted by D.A.A.S on Quinta, 18 de setembro de 2014

CURIOSIDADES SOBRE OS CÃEZINHOS DE ESTIMAÇÃO!

 

Por meio de diversos estudos e análises, alguns profissionais investigam o comportamento canino a fim de desvendar as causas de determinadas atitudes dos cãezinhos. Especialistas em psicologia canina e adestramento de animais desvendaram alguns dos hábitos mais comuns dos cachorros para que você entenda um pouco mais do que o seu fiel companheiro tem a dizer em alguns momentos.

Comunicação

Raspa a grama ou a terra para cobrir as fezes. Quando um cachorro defeca em algum lugar com grama, areia ou terra, é comum que ele encubra as próprias fezes ao terminar de fazer as necessidades. Existem algumas teorias sobre o porquê desse ato. Alguns acreditam que isso funciona como um controle sanitário e que, por instinto, os cães cobririam as fezes para que os demais animais não se contaminem com verminose ou outras doenças que ele porventura venha a ter.

Outra Teoria

Mas existe também uma outra teoria que defende a ideia de que o cão tem esse comportamento devido aos hábitos de seus antepassados - que camuflavam seus rastros para evitar confrontos com possíveis inimigos.

Hábito Comum

Enterrando ou escondendo objetos Por quantas vezes você já se viu dando conta do sumiço de um objeto e, algum tempo depois, o encontrou escondido em um canto qualquer da casa? Esse hábito é comum a cães de todas as raças que, independentemente da idade, parecem voltar a ser filhotes e brincam com objetos de seus donos. Porém, isso é muito mais que uma brincadeira: é um costume herdado dos antepassados da espécie.

Outra Teoria

Devido à escassez de alimento, os cachorros mais antigos precisavam enterrar a comida que sobrava como garantia da próxima refeição (caso não conseguissem caçar uma nova presa).

Lambidas Incomuns

Lambidas incomuns Lamber você é uma das maiores provas de amor de um cão. Porém, em alguns casos, as lambidas podem significar mais do que simples afeto. Quando o cachorro lambe o próprio focinho ou a pata por diversas vezes seguidas, por exemplo, pode significar estresse (essas lambidas podem causar sérios ferimentos).

Lambidas Revelam Alguma Coisa Anormal

As Lambidas Anormais dos cachorrinhos revelam que alguma coisa não estão bem. As chances do bichinho estar melancólico e entendiado são grandes caso ele lamba a própria cama, chão ou tapete onde deita. Agora se o cão começar a lamber o ar sem explicações ou motivos aparentes, fique alerta: ele provavelmente está com dor em algum lugar do corpo que não consegue identificar.

Deitar de Barriga Para Cima

O Cãozinho se Sente Seguro. Agora numa briga ele pode estar se rendendo "Eu me entrego todo a você": seria mais ou menos essa a frase construída caso fosse possível traduzir em palavras esse gestual dos cães. Em uma briga, por exemplo, quando um cachorro vira de barriga para cima, quer dizer que perdeu e "entregou os pontos".

Brincadeira - Feliz

Já quando o contexto é de brincadeira e o animal te deixa fazer carinho na barriga dele, é bem provável que esteja feliz com a sua presença, querendo lhe agradar e mostrando que tem confiança máxima em você.

Uivar a Noite

Começa a uivar à noite Você já reparou que quando um cão começa a uivar, outros vários uivam em resposta? O uivo dos cachorros é quase tão contagiante quanto um bocejo nos seres humanos. Mas, ao invés de significar sono ou tédio, serve para comunicar alerta, fome e até desejo. Isso ocorre porque os cães herdaram esse comportamento de seus parentes mais distantes, os lobos - que uivam para reunir a matilha. Portanto, se o seu cãozinho tem uivado bastante, considere analisar se ele não está passando muito tempo sozinho antes de dar alguma bronca.

O Movimento da Cauda

Os movimentos da cauda A cauda do cão é similar ao corpo humano: quando estamos felizes, nos movimentamos mais para demonstrar felicidade; quando estamos tristes, é natural que fiquemos um pouco mais curvados e assim por diante. Portanto, preste mais atenção no movimento da cauda do cachorro para descobrir com maior facilidade qual o humor dele.

Cauda para Cima

Se o cão estiver com a cauda reta e para cima, ele está em alerta, pronto para uma ação.

Rabo Entre as Pernas

O famoso "rabo entre as pernas" ele quer que você saiba o quão alegre ele está com a sua presença!

Inclina a Cabeça

Virar a cabeça e as orelhas para o lado Já reparou quando o seu cãozinho inclina a cabeça para o lado e faz uma expressão de dúvida? Esse gesto pode ser bem mais que apenas uma posição adorável.

Som

Isso geralmente ocorre quando o cachorrinho escutou algum som que chamou atenção, mas foi rápido demais para que pudesse descobrir de onde vinha. Quando o cachorro vira a cabeça e as orelhas para uma determinada direção é porque escutou algum barulho e quer tentar localizá-lo e identifica-lo.

Mais Confortável

Dar voltas em torno de si mesmo antes de dormir Antes de dormir, os cachorros costumam dar pequenas voltinhas em torno de si mesmos (às vezes chegam até a arranhar os locais em que vão se deitar com as unhas). Esse hábito peculiar é um resquício da era selvagem pelas quais os antepassados dos cãezinhos de hoje viveram. Naquele tempo, os cachorros do mato precisavam amassar e afofar bem a grama ou terra sobre a qual deitavam, para que a cama "improvisada" ficasse mais confortável e sem fiapos durante a noite de sono. As voltas que eles dão em torno de si mesmos orientam as direções norte ou sul.

Farejar outros Cães - Pessoas - Diferenças!

Cheirar outros cães no anus, pênis ou a mão de uma pessoa antes de deixar fazer carinho O olfato dos cães é tão poderoso que equivale à visão humana. Quanto ao ato embaraçoso de cheirar ao dono, as visitas, aos membros da família, cabe a você repreendê-lo para que ele perceba que existem diferenças que tem que ser evitadas. Quando eles expressam o mesmo hábito ao cheirar pessoas em partes íntimas, ele atribui como sendo de uma matilha e não um ser humano, pelo comportamento ao se comunicar agindo como um deles.

Através do Faro

É um sentido tão importante na espécie que, ao nascer, os cães encontram as mamas da mãe para se alimentar através do faro, antes mesmo de abrirem os olhos. Com um olfato com mais de 200 milhões de receptores (cerca de 40 vezes mais do que os seres humanos), nada mais justo que os cães usem esse sentido também para outros fins: é com o faro que eles reconhecem as pessoas e até outros cães. Por isso, quando você conhece um novo bichinho, é comum que ele cheire você antes de se deixar receber carinho ou passe algum tempo cheirando o corpo de outro animal (desconhecido para ele ou não) para se familiarizar.

Convite

Convidando você para brincar com as patas dianteiras abaixadas Um convite para uma bela brincadeira: é mais menos isso que seu animalzinho quer dizer quando se inclina sobre as patas dianteiras com a parte posterior do tronco erguida, abanando o rabo sem parar. E o pedido para a diversão pode ficar ainda mais evidente quando ele bate com as patas no chão ou começa a latir, tentando chamar a sua atenção. Afinal, diante de tanto empenho do companheiro para brincar, por que resistir em jogar a bolinha?